Don't pretend to be like everyone else.
Just be yourself.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Realidade Europeia

Poderei não perceber de muita coisa porém consigo entender que algo de errado se passa na Europa.
A Europa unida e solidária pela qual tanta gente se debateu ao longo de décadas parece agora estar a desvanecer devido à crise económica que se vive. No entanto, não creio que sejam apenas as diversas crises económicas pelas quais alguns países da zona euro atravessam que provocam este mal-estar existente por toda a União Europeia.
Agora, ao ligarmos a televisão, somos a toda a hora confrontados com notícias que nos dão a conhecer a insegurança que se vive na Europa a qual está a provocar a queda das bancas europeias, o aumento dos juros, descidas de rating…, ou ainda, por vezes, afirmam mesmo o princípio do fim desta união histórica.
As pessoas nas ruas falam já no fim do euro e do regresso da velha moeda, o escudo; e, quer queiramos quer não, já estivemos mais longe disso.
A meu ver, estas problemáticas que assaltam a realidade europeia hoje em dia não passam, tal como tem sucedido ao longo de toda a história mundial, de disputas pelo poder, dos interesses de cada que acabam por falar mais alto.
O fim da União Europeia seria algo catastrófico para a Europa e consequentemente para o Mundo. Essa ideia de fim de uma união como a União Europeia é algo que verdadeiramente me aflige, e espero bem que não seja só a mim.
O que seria da Europa se um dia não houvesse uma União Europeia?
Faço votos para nunca chegar a vivenciar tal realidade, que nunca se sabe se não estará mais próxima do que possamos pensar.  



Sem comentários:

Enviar um comentário